A torre 53 West 53rd Street, projetada por Jean Nouvel, atingiu sua altura máxima no centro de Manhattan, em Nova Iorque. Com 73 pavimentos, o edifício conta com 145 apartamentos e uma cobertura duplex de US$ 70 milhões, onde foi realizada, na presença do arquiteto, uma cerimônia na semana passada.
Com 315 metros de altura, o edifício assume a sexta posição no ranking de arranha-céus mais altos de Nova Iorque, empatado com o Chrysler Building e o New York Times Building
Anteriormente chamado de Tower Verre, o esquema também é conhecido como a Torre de Expansão do MoMA, dado o espaço de exposição de 5 mil metros quadrados oferecido à instituição como parte do programa. Financiada por um investimento de US$ 450 milhões, a ala deverá ser inaugurada em 2019. Os residentes do 53W53 terão acesso gratuito ao MoMA e oportunidades para organizar eventos privados no Sculpture Garden do museu.
Arquitetura é arte, e a arquitetura nasce de sua situação, de seu contexto. É o contexto, como ideia, como conceito, que define a arquitetura geral. É por isso que você nunca encontrará dois projetos meus iguais.
-Jean Nouvel, na cerimônia do 53W53
À medida que 53W53 cresce diante dos olhos de Nova Iorque, o esqueleto de concreto constitui a base para o sistema estrutural chamado por Nouvel de "diagrid". Os acabamentos do projeto contam com elementos revestidos de ouro e prata, simultaneamente contrastando e misturando-se com o céu.
Após a ocupação, os moradores da 53W53 terão acesso a uma biblioteca, sala de teatro privativa, lounge, piscina com raia e adega de vinhos, além de serviço de limpeza e atendimento para animais de estimação.
Via: New York YIMBY